domingo, 11 de dezembro de 2011

GARRAFAS DE VIDRO - HOJE, FINALMENTE, VOU MOSTRAR PRA VOCÊS MEUS ARTESANATOS!

Oi, gente!
Hoje - finalmente! - vou postar as fotos dos meus artesanatos!
Quem quiser dicas de como fazer, peça através dos comentários!
Ainda não sei fazer vídeos de passo a passo, nem tenho uma boa máquina fotográfica, mas posso tentar explicar!
Vou fazer um post só sobre os copos, outro sobre garrafas, outro sobre a cadeirinha... aguardem!
Beijos e boas aventuras artísticas.
POR LORENA HORTA. 
-------------------------------------------
ENFIM, COMO A INTERNET E O ARTESANATO FORAM PARA MIM UMA TÁBUA DE SALVAÇÃO, UMA AJUDA PARA SAIR DA DEPRESSÃO, QUERO RETRIBUIR E FAZER O MESMO PARA AQUELES QUE ESTIVEREM PRECISANDO DE UMA MÃO AMIGA!
QUERO SER COMO DONA CEIÇA, MINHA MÃE, MARGARET (margaretss.com.br), VERÔNICA KRAEMER (alemdaruaatelier.com.br), LUCIA KLEIN (calmaqueestoucompressa.blogspot.com) E TANTAS OUTRAS BLOGUEIRAS "SALVA-VIDAS" QUE A-M-O!
------------------------------------------
LEMBRAM QUE NO POST "VENCENDO A DEPRESSÃO", EU DISSE QUE MEU PRIMEIRO ARTESANATO FOI UMA PRETINHA LINDA? QUE QUANDO A PINTEI, VI QUE ERA CAPAZ DE FAZER ARTE? QUE ELA FOI MEU PRIMEIRO PASSO? ENTÃO. ESSA É A MINHA NEGUINHA!
ELA FOI PINTADA COM BASE PARA GESSO,TINTA ACRÍLICA E FINALIZADA COM LACA






GARRAFA COM MOTIVOS DO FUNDO DO MAR E PRAIA, COM VERNIZ VITRAL DE VÁRIAS CORES E TINTA MOSAICO E RELEVO. FEITA SOB ENCOMENDA.














TINTA ACRÍLICA DOURADA E VERNIZ VITRAL TRANSPARENTE. FITA DE CETIM, CORDÃO ENCERADO E MIÇANGAS.





OS COPOS E AS GARRAFAS FORAM PINTADOS, ALGUNS SÓ COM VERNIZ VITRAL E TINTA RELEVO, OUTRAS COM TINTA ACRÍLICA E FINALIZADAS COM VERNIZ VITRAL E TINTA RELEVO.








ESSE DUO PRETO E BRANCO, YIN E YANG, AINDA ESTÃO EM FASE DE FINALIZAÇÃO. NÃO ESTÃO PRONTAS AINDA. SÃO EM TINTA ACRÍLICA (QUE PODE SER SUBSTITUÍDA POR PVA) E FINALIZADAS COM VERNIZ VITRAL TRANSPARENTE. ESSA MANCHA AZUL É REFLEXO DA TELEVISÃO.























ESSA É MEU XODÓ: SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SUA ORAÇÃO NO VERSO DA GARRAFA















Oi, gente! Voltei!
Este é meu primeiro PAP (passo a passo)! 
E caso vocês se aventurem a fazer também, me contem nos comentários. Eu vou ADORAR saber que ajudei alguém de alguma forma! Principalmente aquelas pessoas que estejam num momento de luta e superação, meio perdidas, tentando encontrar uma identidade, ou começar um novo ciclo em suas vidas. Vou AMAR participar deste momento! Beijão, Lorena.



Me desculpem pelas orientações meio toscas, mas com o tempo a gente vai se aprimorando e a "coisa vai ficando boa"! 
Desculpem a qualidade baixa de visualização das imagens.
O que importa é vocês descobrirem, assim como eu descobri, que:
VOCÊS SÃO CAPAZES DE FAZER QUALQUER COISA QUE EU COLOCAR AQUI! E MUITO MAIS!


Se a garrafa for utilizada com água, suco, etc, nunca pinte por dentro, porque as tintas são tóxicas, não podem ser ingeridas!
Beijos e mãos à obra!

Eu misturei as técnicas. Em umas eu fiz o fundo em verniz vitral e depois de seco eu pintei com tinta acrílica, fiz decoupage (que nada mais é do que colar figuras), enfeitei com fio encerado e miçangas. Ah! e se vocês quiserem, no fundo das garrafas, podem colar aquele papel camurça, cortado em círculo usando o fundo mesmo da garrafa como medida, para proteger o móvel onde vão colocá-las de arranhões.
Não importa a técnica que você escolher. O que vale é a sua criatividade !
E lembrar de sempre finalizar com verniz incolor, para proteger e dar mais viço e beleza à peça! 
Eu gosto do verniz vitral. Até mesmo quando pinto em telhas! Fica lindo!
Se você não estiver num período financeiro lá muito favorável, use aquilo que tiver à mão e muita criatividade!


NESTAS GARRAFAS EU USEI: 
  • Verniz vitral incolor Acrilex
  • Verniz vitral vermelho Acrilex
  • Tintas acrílicas "Coral" nas cores que você escolher (aquelas de parede mesmo, compradas nas lojas de material de construção)
  • Tintas acrílicas para tecido Acrilex (também são baratinhas)
  • Pincéis macios, do tamanho que você tiver mesmo, mas é bom ter um 0 (zero) para fazer alguns detalhes. Na falta dele, improvisar com palito de dentes mesmo.
  • Palitos de dentes para fazer as bolinhas menores
  • Figuras de santos recortadas de calendários católicos
  • Fios encerados finos de várias cores, de preferência que combinem ou contrastem com as cores das garrafas. O fio também pode ser do mais grosso, depende do seu gosto. Ah! E eles são bem baratinhos: vinte centavos o metro do fininho.
  • Miçangas variadas para dar acabamento
  • Thinner para limpar os pincéis com verniz vitral 
  • Água para limpar os pincéis com tinta acrílica
                AQUI ESTÃO AS GARRAFAS - PAP
Antes de começar a pintar, sempre lave as garrafas com água e detergente. E quando estiverem secas passe um paninho com álcool.
Azul com estrelinhas amarelas: Pintei com tinta acrílica branca (de parede, mas pode ser de tecido também) para fazer o fundo. Deixei secar (o tempo de secagem varia, de acordo com a temperatura do ambiente). Dê no mínimo 2 demãos de tinta. Molhei o pincel macio, e tirei o excesso de água, mas não sequei muito, e molhei na tinta azul (acrílica tecido), pra deixar um efeito aguado, meio de pátina. Deixei secar.
Com a ponta do palito de fósforo fiz as bolinhas amarelas e com o pincel 0 (zero) fiz as estrelas também com a tinta amarela (acrílica tecido).
Fiz um círculo grande com pincel em tinta acrílica na cor palha, deixei secar. Fiz a graminha dando batidinhas com pincel e tinta acrílica verde oliva. Com ela ainda molhada, dei batidinhas com tinta verde limão. Deixei secar um pouco e fiz os bonequinhos bem simplesinhos mesmo. Assim como estão na moda em tatuagens, adesivos de carro e parede. Fiz com tinta preta e palito de dentes. Não aperte o palito, apenas passe suavemente, senão arranha a tinta de fundo! Adoro fazer o cabelo da bonequinha bem blackinho (Black Power), fica tão fofa!
Fiz os corações também com palito de dentes e tinta preta e vermelha. Pinte o bocal só no final, pois você precisará dele pra manusear a garrafa enquanto pinta. Quando tudo estiver bem seco passe o verniz vitral incolor. E quando estiver bem seco de novo, coloque os cordõezinhos encerados (eu gosto de usar 2 ou 3), dê 2 voltinhas, dê um nozinho no meio e finalize.
Dica pra facilitar: Corte os cordões do mesmo tamanho. Deixe um pedaço de mais ou menos10 cm nas duas pontas e dê um nó (um em cada ponta). Coloque uma miçanga bem juntinho ao nó e dê outro nó bem juntinho da miçanga. Faça isso quantas vezes quiser. Você pode usar quantos fios couberem no buraquinho da miçanga escolhida. Mãos à obra e criatividade!
Para enfeitar você pode usar o que sua imaginação mandar: contas de madeira, fitas transparentes, fitas de renda, cordão de palha (esqueci o nome), etc.
Pode amarrar na boca da garrafa, no meio do gargalo, no meio da garrafa, embaixo... 
  
Essa linda aqui, é fácil, fácil! Pintei com verniz vitral vermelho. Dei três demãos sem esperar secar. Cuidado com o excesso na hora de pintar, pois o verniz escorre e ai fica feio. Deixe o gargalo sempre por último par poder manusear melhor a garrafa. No final, coloque a garrafa com a boca para baixo sobre folha de papel grosso branco (tipo ofício) pra não manchar e deixe secar. Mas se não der, ponha em jornal mesmo. Sempre vai escorrer um pouquinho. Quando estiver seco, cole a figura, que pode ser de guardanapo próprio para decoupage, ou qualquer outra que você tenha. Eu usei de calendário. Lembre-se de alisar bastante a figura suavemente, para tirar as bolhas de ar que ficarem por baixo. Eu colei com cola branca de escola e para alisar usei o dedo com a mesma cola por cima. Deixei secar.
Fiz uma faixa com pincel largo e tinta acrílica cor de palha, bem perto do gargalo (2 demãos de tinta = passar tinta duas vezes, dando um intervalo para secar de uma pra outra). Deixei secar e fiz os detalhes, também com tinta acrílica. Em volta da figura fiz bolinhas com a ponta do palito de dentes, intercalando as cores. Fiz as florzinhas e as folhinhas também com palito de dentes. A luz tá pegando bem em cima, mas com o mesmo palito, eu fiz uma pombinha e uns risquinhos, simbolizando o Espírito Santo. Depois de seco, passei sobre a figura de Jesus e os acabamentos com tinta acrílica, inclusive na pombinha e no gargalo, verniz vitral transparente.  

































Na garrafa amarela, eu usei a mesma técnica da azul. Quis fazer uma mais mística: Usei o Olho de Hórus  e umas mãos no estilo indiano, com muitos pontinhos coloridos e umas rosinhas cor-de-rosa, que não dá pra ver na foto. Nos círculos vermelhos, eu ia pintar o símbolo do mantra OM, mas não deu tempo. Na rolha, pintei com esmalte vinho de unhas e depois de seco, passei verniz vitral. Colei 3 miçangas e uns pedacinhos cortados de fio encerado. Finalizei enfeitando com fio encerado mostarda, que parece dourado e contas nas cores dourada e cobre.







CADEIRINHA DE PREGADOR, PINTADA COM TINTA ACRÍLICA, ROSINHAS FEITAS À MÃO POR MIM E FINALIZADA COM VERNIZ VITRAL  











TELA EM TINTA ÓLEO



TELA EM TINTA ÓLEO 



QUADRINHO FEITO COM RIPA DE ESTRADO DE BERÇO, TINTA ACRÍLICA E UM MOSAICO DE PEDAÇOS DE AZULEJO E PRATO DE VIDRO QUEBRADOS SEM REJUNTE E PINTADOS COM TINTA ACRÍLICA








ESTRELA DE DAVI FEITA POR MEU FILHO JOÃO MARCOS COM PALITOS DE SORVETE E PINTADA POR MIM COM TINTA ACRÍLICA










3 comentários: