Jorge, Amado até no nome!


Por LORENA HORTA
Eu amo ler! 
Leio um pouco de tudo... mas meu preferido mesmo é JORGE AMADO.
Aquele jeito malandro, simples, sensual, sem papas na língua. Idealista, cheio de sonhos... descrevendo aquele ambiente mágico, aquela gente linda, aquela ancestralidade e riqueza que é a Bahia... ah! Jorge Amado é uma delícia de ser lido!


Quando nasceu, Jorge já veio predestinado. A amar, a ser amado. A escrever e ensinar o amor. Nasceu Amado desde o nome.
Andou pelas veredas da vida experimentando o amor, até encontrar o verdadeiro. O sublime. Amor de cama, amor de veneração. amor de companheirismo. Amor completo: Zélia.
De seu amor por Dona Zélia, o amor santo, casto, sagrado, digno dos altares, amor de devoção.
Do mesmo amor, o complemento, amor-paixão. A lascívia! A luxúria! O desejo!
De todo tipo de amor de Jorge, Zélia foi musa, inspiração. 
Homem raro! Aos oitenta anos ainda desejava sua amada, sua esposa. Seus seios, seu ventre, sua bunda, seus olhos, seu sorriso, sua decência, seu coração!
Aos seus olhos, Zélia era eterna menina. Juventude, beleza, desejo, caráter.
Ele a amava e a desejava também como um menino, aos oitenta anos!
Jorge era Amado e era Amante!

"Ainda meio dormido, às vésperas dos oitenta anos, estendo o braço, toco teu corpo, sinto teu calor, tua respiração. Amanhece, a luz do novo dia desponta tênue na barra da manhã, penso nos privilégios que detenho, mordomias. Teus olhos, teu sorriso, os seios, o ventre, a bunda, o coração, a inteireza, a decência, a mansidão, o devotamento. A vida nasce de ti na madrugada. - Navegação de Cabotagem, pág. 615".

Qual de nós não deseja ser amada da maneira como Jorge amou Zélia? Em todas as suas faces, em todos os seus prismas: a esposa, a eterna namorada, a jovem rebelde, a idealista lutando pela causa em que acreditava, a menina, a mulher que despertava sua admiração, instintos e desejos mais profundos e profanos? 
Quem de nós não deseja um homem que reconheça e ame nossa dignidade, nossa honra, a menina casta que existe dentro de nós? E que ao mesmo tempo reconheça e ame a mulher forte que encara ao seu lado as intempéries da vida? Que ame a fêmea cheia de desejos, sensualidade e fome de gozo, de prazer que também habita em nós?
Meditem... ou direi: - SONHEM!


Por LORENA HORTA