domingo, 25 de setembro de 2011

DICAS DE ARTESANATO EM VIDRO

Oi, gente! Essa é para quem gosta de pintura em vidros!!!

Buscando aprender sobre pintura em vidro, encontrei o site "ARTE EM VIDRO", de uma portuguesa chamada Mizé, que "ENTENDE MUITO!" de artes em vidro.

Coloquei estes 2 posts dela aqui só para dar um gostinho! E pra ajudar um pouquinho a quem, como eu, é apaixonada por vidros coloridos e quer aprender a fazer arte com eles. E de quebra ajudar o meio ambiente com reciclagem, sustentabilidade - palavrinha da moda, no momento! rsrs - e ainda reforçar o orçamento com uma graninha extra.

Quem sabe até se tornar uma empreendedora bem sucedida! Ou criar uma ONG para ajudar outras mulheres... sei lá! São infinitas possibilidades!

Mas se você quiser ficar bem informada mesmo, vá lá no site da Mizé. É só clicar neste link: http://arteemvidro-mevaristo.blogspot.com

Beijos e não esqueçam de deixar seus comentários aqui embaixo, tá!

Dica da Lorena: Para limpar os pincéis use thinner ou aguarrás, aquele a que você se adaptar melhor.

Comprar Tintas para Pintura no Vidro                     
Algumas Dicas:

Olá a todos.
Hoje vou falar um pouco da minha experiência com as tintas para pintar no vidro, vulgarmente chamadas vernizes de vitral. Existem duas marcas que se salientam pela sua qualidade, a Acrilex e as tintas Gato Preto, sendo esta última fabricada exclusivamente no Brasil. Em Portugal existe apenas um distribuidor exclusivo desta última marca, o que faz com que as tintas sejam mais difíceis de encontrar.
Como referi no post anterior, o verniz que se utiliza para pintar no vidro é de secagem rápida o que influência a forma como se trabalha as tintas e o manuseamento dos pinceis, godés e restantes materiais. Sugiro o seguinte:

* Se está a iniciar as pinturas no vidro e pretende poupar dinheiro no material, sugiro que compre os frascos mais pequenos que conseguir encontrar pois os vernizes para vitral secam muito rápido e atraem impurezas que se notarão na pintura. Além disso, é provável que necessite comprar vários frascos pois mesmo para um projecto de pequenas dimensões são necessárias várias cores.

* Tenha em conta que o verniz, quando seca, dificulta a abertura dos frascos principalmente se estes forem de vidro. É necessário limpar bem as tampas dos frascos para as próximas utilizações. Já existe diluente inodoro à venda nas lojas da especialidade, o qual é mais agradável de usar do que o diluente normal que exala um cheiro muito intenso.

* Sugiro também que compre um frasco de verniz transparente. Para obter tons diferentes basta misturar o verniz transparente com a cor que se pretende esbater.

* Antes de utilizar as cores deverá experimentar, num pedaço de vidro à parte,
 se possuem o tom desejado. Costumo utilizar o mesmo pedaço de vidro para ver como resultam certas misturas de tintas ou os tons que consigo obter quando utilizo as cores esbatidas com verniz transparente. 

À medida que for avançando com os posts desta secção irei acrescentando outros detalhes importantes acerca do manuseamento dos materiais para fazer pinturas no vidro. Até breve.
As Tintas para Pinturas no Vidro

Olá a todos.
Este post dá continuação à secção de "Como Fazer Pinturas no Vidro". Hoje vou introduzir o tema das tintas.
As tintas mais utilizadas nas Pinturas no Vidro são as "Tintas de Vitral". As tintas de vitral são um tipo de verniz, de secagem rápida, que produz efeitos bonitos quando aplicado sobre o vidro.
Os efeitos a que me refiro ocorrem porque este tipo de tinta, semi-translúcida, tem a capacidade de absorver e reflectir a luz. Assim, é possível obter-se diversas tonalidades da mesma cor, consoante a quantidade de tinta que se utiliza e a quantidade de luz que incide sobre a pintura no vidro.
As tintas de vitral são vendidas em frascos de diversos tamanhos e existem
 várias marcas disponíveis no mercado. Este tipo de tintas pode ser encontrado em lojas de arte decorativa e de trabalhos manuais, que nos últimos anos se têm vindo a difundir vastamente, ou ainda em papelarias que tenham uma secção de pintura. 
Existem também diversas lojas na Internet, onde se podem comprar as tintas, e outros materias, e recebe-los em casa ou na estação de correios, mediante o pagamento das despesas de portes. Em caso de não efectuar logo o pagamento, conte também com despesas de contra-reembolso. Alguns sites oferecem os portes na compra de um determinado valor em material, basta pesquisar um pouco no Google para encontrar as melhores ofertas na sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário