sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RIVOTRIL (CLONAZEPAM)




RIVOTRIL (CLONAZEPAM)

JORNAL EXTRA - 03/11/11.

DROGA NÃO TRAZ PAZ!


O efeito do Clonazepam, substância do Rivotril, é semelhante ao do álcool: alivia a ansiedade e relaxa. Além disso, é uma droga barata em relação a outras de sua classe.
MAS LIVRAR-SE DELA NÃO É FÁCIL!
De acordo com o psicólogo Luiz Guilherme Pinto - mestre em Prevenção e Tratamento em Drogadependência pela Universidad del Salvador, de Buenos Aires - o tranquilizante funciona apenas como um paliativo e não resolve a causa principal do problema.
No Brasil,é cada vez mais comum as pessoas recorrerem aos calmantes para resolver os problemas. O Rivotril, por exemplo, é o 2º remédio mais vendido em todo o país, atrás apenas de uma marca de anticoncepcionais.
Para a psiquiatra Analice Gigliotti - chefe do Setor de Dependência Química da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - O USO DE CALMANTES NO BRASIL É ABUSIVO E PERIGOSO. PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO ÁLCOOL.




INDICAÇÃO ABUSIVA


Para ela, as pessoas estão usando essas medicações em excesso, na maioria dos casos, prescritas por seus clínicos.
- Canso de receber pacientes já em grau de dependência. Pior ainda é quando se mistura aquela cervejinha, o que potencializa seu efeito- disse a médica.
O psiquiatra Roberto Martins - mestre em Dependência Química pela Universidade Johns Hopkins, dos EUA - explica que o Rivotril (Clonazepam) é um ansiolítico, de tarja preta, muito utilizado por seu efeito calmante.
O medicamento pode ser indicado, também pelos clínicos, mas ressalta que eles precisam ser mais cuidadosos na prescrição.


O MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA


Segundo especialistas, os calmantes de tempo mais curto são, também, os que provocam dependência mais rapidamente.
O Rivotril (Clonazepam) se enquadra na escala dos benzodiazepínicos de tempo médio.
USADO POR MAIS DE 6 SEMANAS JÁ PROVOCA DEPENDÊNCIA.


Se for associado ao álcool, o que potencializa seu efeito sedativo, pode provocar:


-PERDA DOS REFLEXOS;
-DOR DE CABEÇA;
-INTOXICAÇÃO;
-AMNÉSIA;
-AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL E
-ARRITMIA CARDÍACA.


O medicamento é considerado seguro pela classe médica, PODENDO LEVAR A PARADAS RESPIRATÓRIAS somente em dosagens alcoólicas elevadas.
A RETIRADA DO RIVOTRIL (CLONAZEPAM) DEVE SER FEITA DE FORMA GRADUAL PARA EVITAR CRISES DE ABSTINÊNCIA E INSÔNIA. Sintomas que podem reforçar a impressão de que não se deve deixar de tomar a medicação. 



O QUE EU, LORENA HORTA, TENHO A DIZER SOBRE O RIVOTRIL:


Metade da minha família faz uso do Rivotril por prescrição médica.
Eu mesma deveria usá-lo, por ser muito ansiosa e às vezes ter momentos em que a depressão me sufoca e me faz ter sintomas pavorosos, que me impedem de fazer coisas banais. Mas... MAS! Tenho pavor do Rivotril! De ficar dependente dele! Porque ele REALMENTE causa crise de abstinência! Eu já vi! E também causa problemas de memória, cognitivos.
Já pensou você ter as responsabilidades do seu emprego, sendo ele muito estressante e você ter mil coisas à lembrar e cumprir e de repente... deu branco! E constantemente começa a "dar brancos" e você tenta de tudo e não consegue resolver?! - Pois também vi isso acontecer!
E o pior é que a gente vê casos absurdos de pessoas que tomam Rivotril ao seu bel prazer, ou de onda. Misturam com bebidas e até - pasmem! - tomam Rivotril para cortar o efeito eletrizante da cocaína que usaram horas antes, e não os deixam dormir!
Isso é SUICÍDIO!!!
Gente! antes de escolher o caminho mais fácil e se anestesiar dos seus problemas e das dores do mundo, da alma, reflitam! Se perguntem se realmente vale a pena correr os riscos!
Sei que às vezes, há a necessidade real do medicamento - na minha família ninguém usa porque quer ou gosta! Eles fazem tratamentos com psiquiatras. - e não façam uso dele por automedicação ou para fugir de uma realidade cruel ou massante. Se anestesiar não fará o problema desaparecer. Se precisar de ajuda médica, procure. Não tenha vergonha!
Afinal, quem nunca teve um espinho ferindo a alma?!
BEIJOS, FORÇA E FÉ! LORENA HORTA.


2 comentários:

  1. eu vou me livrar dele.... aos poucos, pois não consigo dormir sem ele, realmente vc fica dependente.....

    ResponderExcluir
  2. Sei que vai! Você está no caminho certo! Só não deixe de fazer coisas que te ajudem, como a cerâmica ou algum artesanato em casa, não abandone o grupo de amigas, etc. te amo!

    ResponderExcluir