quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VENCENDO A DEPRESSÃO - 1ª PARTE

 

NÃO FUI - POR LORENA HORTA (10/08/2011)

NASCI PARA SER ESCRITORA!
NÃO FUI.
NASCI PARA SER JORNALISTA!
NÃO FUI.
NASCI PARA SER ADVOGADA!
NÃO FUI.
NASCI PARA SER MÉDICA!
NÃO FUI.
NASCI PARA SER CARTOMANTE!
NÃO FUI.
NASCI PARA SER TATUADORA!
NÃO FUI.
NASCI PARA SER CANTORA DE CABARÉ! 

NÃO FUI.
NASCI PARA SER DANÇARINA!
NÃO FUI.


NÃO FUI!
                         ME PERDI...


*************************************

É, ACABEI FAZENDO UM POEMA! 

Até hoje, aqui no blog, eu não passei de um eco...eco...eco...
Só obtive resposta da minha mãe, da minha tia, do meu filho (que me ajudou a criar o blog) e de alguns amigos.
Tenho muitas visitas. Mudas. Silenciosas.
Então resolvi COMPARTILHAR.
Amo esta palavra: COMPARTILHAR.
COMPARTILHAR é uma palavra gregária. Que une, que aproxima, que troca, que distribui, que participa... é uma via de mão dupla.
É receber PORQUE deu.
Se não existisse "COMPARTILHAR", não haveria mestres, nem discípulos.
Se não houvesse discípulos, para quê serviria um mestre? - Via de mão dupla!
COMPARTILHAR é bíblico.
É o que Jesus mais fazia! E mais tentava nos ensinar: O amor ao próximo, como consequência do amor próprio.
Quem se ama e tem auto-estima, vive de bem com a vida até nas adversidades. 
Isso ajuda a enxergar os problemas. E até as qualidades dos outros também. 
Também ajuda a estender a mão quando possível.
Então, vou COMPARTILHAR um pouquinho da minha intimidade com meus leitores e amigos. E assim, trazer à tona, um problema que temos vergonha de admitir, até para nós mesmos, que estamos enfrentando: A depressão.
Existem vários tipos de depressão, desde a bioquímica, causada por hormônios ou outros fatores fisiológicos, até as psicossomáticas, que são causadas por fatores externos e crises existenciais. E nenhuma delas é frescura ou chantagem emocional! 
É um problema sério, que pode levar até ao suicídio ou outras mortes, visto que desregula nosso cérebro e organismo e baixa a imunidade física.


MINHA EXPERIÊNCIA
Como eu disse no poema, nasci para ser várias coisas. Diversas profissões me atraíam.
Eu sonhava em ser. Mas, não fui.
A vida, acaba nos levando, por caminhos totalmente diferentes daqueles que traçamos para nós.
Deus me deu uma família unida e carinhosa. 
Tenho um marido que é um verdadeiro companheiro. Amigo, incentivador. Que me ama, e eu à ele.
Tenho dois filhos lindos, saudáveis, inteligentes, educados... que me amam, e eu à eles.
Tenho familiares (odeio a palavra parentes) que me amam, e eu à eles.
Tenho amigos queridos que me amam, e eu à eles.
Cuido da minha família e da minha casa e sou muito feliz!
Mas chegou um momento, em que isso já não me bastava.
Eu me perguntava: - Se tirar meu marido, meus filhos, minha casa, meus familiares e meus amigos... quem EU sou?! Quem é a LORENA?!
Então, me perdi. 
Me perdi de mim mesma. Perdi minha identidade.
Estive perdida por muito tempo.
Sem saber quem eu era; para que eu servia; qual era o MEU talento.
Afinal TODO MUNDO tem talento ou talentos.
Mas eu não havia descoberto o meu!
Eu via meus antigos colegas de escola, que se tornaram arquitetos, delegados, artistas... e eu?! Quem EU era?
Me questionei por muito tempo.
Me sentia numa areia movediça: quanto mais EU me debatia, mais EU afundava.
Fui perdendo a graça, o gosto e o interesse por tudo.
Meus afazeres diários me irritavam - "Pra quê eu vou lavar este monte de louças, se daqui a pouco, ele estará todo aí novamente?! E amanhã será a mesma coisa. E depois, e depois..." - Isso era a depressão, que havia chegado, se instalado de mansinho, sem que eu me desse conta. E que começava a me engolir.
Eu já nem conseguia sair mais de casa!
Só em pensar em pôr os pés na rua, meu intestino desandava, meu coração disparava, eu sentia tonturas, falta de ar, uma dor de cabeça enlouquecedora, parecia que eu ia morrer! 
Era uma tortura, horrível!


[superando o sofriment.JPG]O PRIMEIRO PASSO
É justamente nesses momentos, que a luz no fim do túnel começa a vir, sem que a gente se dê conta.
Uma amiga querida, Dona Ceiça, me deu, sem perceber, a mão para eu sair do buraco. Plantou na minha alma uma semente. Foi assim:
Ela tentou pintar uma boneca de gesso, a famosa "Namoradeira", mas não gostou do resultado, e pintou ela toda de preto. Preto mesmo!
Ela ficou negra, negrinha. E eu a achei linda!
Foi amor à primeira vista!
Então minha amiga disse: - Conserta ela pra mim, Lore?! - e eu pensei: - EU?! Logo EU?! EU, que na família, sou a única que não tenho o menor jeito para trabalhos delicados, manuais! Justo EU que sou meio brutona, mão pesada! Não vou conseguir! E se ficar ruim? - foi um misto de pânico, de uma faísquinha de vontade de tentar, para ver no que ia dar, de vencer um desafio e de curiosidade de saber até onde eu podia ir.
Dona Ceiça deixou tintas e pincéis e disse: - Ah! Tenta aí, Lore!
Olhei novamente para a Pretinha, ela olhou para mim... me apaixonei por ela. E disse: - Essa tua cor é linda! Só vou te enfeitar.
Assim comecei meu novo caminho. Esse foi o meu 1º passo. Minha 1ª arte.
A Pretinha ficou linda mesmo! E vi que EU era capaz de fazer algo, do qual EU me julgava incapaz.
Depois do prazer de pintar a Pretinha, voltei ao "MEU NADA" habitual.
Como do NADA, do CAOS, é que surgiu o mundo; do meu caos, começou a surgir um novo mundo para mim!


MARGARET NA MINHA VIDA
E aí, um dia, muito desanimada, resolvi navegar na internet. Ficar só, muda, atrás da tela, olhando coisas diferentes e bonitas pelo Google Imagens.
Estava eu lá, navegando, quando me deparei com uma cabeceira velha, transformada num lindo sofá de varanda, de uma linda casa de praia da Bahia, de uma linda transformadora, chamada Margaret Santos.
Inconscientemente, lá dentro de mim, no fundo da minha alma, eu amei a ideia de transformar coisas  desgastadas e aparentemente inúteis, em objetos lindos, úteis, criativos. E às vezes até dar à eles uma nova utilidade! 
Talvez, até porque, quando estamos em depressão tendemos a nos sentir desgastados, inúteis, sem valor, nulos, etc. 
http://www.margaretss.com.br/
Descobri que transformando as coisas, a gente se transforma. E muitas vezes, transforma também a nossa realidade.
Durante alguns longos dias - noites e madrugadas também - alimentei meu espírito de "margaretss.com.br". Devorei seu site e suas transformações.
O que é legal na Margaret, é que ela escreve de uma maneira muito intimista. Ela é divertida, parece que a gente tá lendo o e-mail de uma amiga.
Outra coisa bem legal, é que as criações dela, não são coisas de profissional.
Ela nos mostra em seus P.A.P (Passo a passos), que qualquer um (a) de nós é capaz de fazer o que ela está fazendo. E assim nos dá um incentivo.
Mais uma coisa legal da Margaret, é que para ela, basta ter umas ideias na cabeça, que ela logo procura o material para fazer a arte. E se ela não tiver o material, ela transforma as coisas que tem à mão, em material. Então nos mostra mais uma vez que é possível. 
A Margaret, sem saber, também me ajudou muito a dar o primeiro passo. À sair da depressão! Pois sou uma visitante muda, silenciosa, do site dela. http://www.margaretss.com.br
Vendo, através do exemplo dela, que é possível! Que nós somos capazes de, em nossa própria casa, produzir, criar, realizar coisas lindas, que podem vir até a se tornar fonte de renda, resolvi pôr a minha mão na massa.


VENCENDO A DEPRESSÃO 
Busquei vários blogs, sites, vídeos no Google, no YouTube... e fui testando.
Comecei fazendo um quadrinho, usando cacos de azulejo e prato quebrado para formar figuras, como flor, peixe, coqueiro, borboleta, estrela, tipo um mosaico sem rejunte. Depois pintei com tinta acrílica. Ficou lindo! 
Amo minhas criações.
Fiz também uma boneca de pano, costurada à mão. Pintada, inclusive o rosto, com palito de dentes, tinta acrílica e maquiagem. Ficou linda! 
Dei para minha "vózinha" Benita, quando ela fez 83 anos. Quem vê a bonequinha, pede uma igual! É esta aí do lado direito, ó!
Assim que eu aprender a costurar, na máquina que herdei de meu avô, farei um monte delas.
Depois pintei uma telha inspirada numa decoração que o Marcelo Rosembaum fez para uma pizzaria em São Paulo, usando lilás, turquesa, laranja, amarelo... ficou linda! Mas não deu tempo de fotografá-la. Dei de presente.
Pintei, com tintas acrílicas, vernizes vitrais e tinta relevo, umas garrafas de vidro, que também ficaram lindas! Vou tentar fotografar as próximas, para postar aqui. 



EU fiz! VOCÊS também podem! 
ESSA É A 2ª TELA QUE PINTEI!
Agora vou começar um curso de pintura, gratuito, na FAETEC, aqui no Rio de Janeiro. 
Estou começando a me encontrar! A descobrir quem eu sou, qual é o meu talento e a desvendar a minha identidade.
Quando eu estiver pronta, ensinarei aquilo que aprender postando os passo a passos aqui no blog.
Vou fazer com vocês, aquilo que adoro: COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS!
Quero poder ajudar muitas pessoas a dar o primeiro passo. 
Assim como fizeram Dona Ceiça e Margaret. 
Um dia, quando eu crescer, quero ser igual a você Margaret!
Deus te abençoe! E a sua família!
E à VOCÊ que se identificou com aquilo que leu, saiba que O SEU CAOS é sinal de que algo precisa ser mudado em sua vida.
Que TODOS NÓS TEMOS talentos.
Você também tem o seu! Apenas não o descobriu ainda. 
Pode ser para vender, pintar, cozinhar, cantar, cuidar das finanças, tocar um violão, costurar, levantar paredes seguras, construir, desenhar, limpar, dirigir, atuar, jogar bola... sei lá! São tantos! E cada um tem o seu!
Ah! Escrever este blog, também foi um passo muito importante para me levantar e conseguir me sentir alguém de novo. Me sentir útil para alguma coisa. E isso eu devo ao meu filho, João Marcos. Mas este já é um outro capítulo da minha história!
Boa sorte! E que as bençãos de Deus e a orientação dos teus protetores te guiem na CONSTRUÇÃO DO SEU NOVO "EU"!


LORENA HORTA - 10/08/2011.




4 comentários:

  1. Lorena, mais uma vez você foi ímpar, chorei ao ler seu relato, pois no momento é assim que me sinto...PERDIDA. Obrigada pelo toque. Te amo pra sempre, beijos no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Lili Lindona! A depressão é tão cruel, que se instala sem que a gente se dê conta!
    Também te amo para sempre... em todas as minhas existências!
    Lembra do cursinho de costura que você falou? Por que não faz?
    Tente fazer algo que se julga incapaz... porque a gente quando está sendo atormentada pela depressão, sempre arruma uma justificativa para não começar: "Não tenho jeito para esse tipo de coisa." ou "Não tenho tempo.", "Não tenho o material.", etc.
    Às vezes a gente precisa se desafiar, se aventurar e descobrir novos caminhos.
    Tente uma coisa nova, e depois me diga o que você sentiu! TE AMO!

    ResponderExcluir
  3. Lorena, vou te contar uma coisa: Tem uns 3 dias que apareceu no meu facebook um pedido de autorização de "um" João Marcos. Olhei a foto, novinho, olhei os amigos, ninguem em comum. Então deixei la pendente sem autorizar.
    Agora (3 da madruga) vou ver o que ta pendente no face e ta la a fotinha do João e ele me mandou um recadinho fofo dizendo que ele e a mãe são meus fãs. E me deu o link do teu blog, dizendo que achou tão lindo o que você escreveu e que falava de mim.
    Eu vim aqui olhar e comecei a ler e voce conseguiu me deixar emocionada.
    Você abriu seu coração de uma forma que adoro, sem medo de se expor, sem medo de falar a verdade.
    Olhe, eu amo meu blog, minha casa e adoro compartilhar isso. Então quando leio tudo que você escreveu e saber que tive uma parcela de "culpa" em te ajudar, voce não tem ideia da felicidade que fico.
    Pode ser que algumas pessoas que olham meu blog podem ate pensar que sou uma desocupada da vida que nao tem outra coisa a fazer do que ficar ensinando artes amadoras. E você conseguiu traduzir a verdadeira essencia do meu blog que é: "Se eu faço, você tambem pode fazer".
    Olha querida, quero te agradecer, quero te dar um beijinho especial mesmo estando aqui do outro lado da tela.
    Quero dizer que sim, que to feliz em saber que você ta se encontrando mesmo que eu nao soubesse da sua existencia ate minutos atras.
    Obrigada viu?
    E vou te falar uma coisa: As vezes quando voce se sentir sozinha, se estiver triste por alguma coisa, me escreve. Vamos trocar umas ideias. Vou adorar ser sua amiga e poder partilhar com voce as suas alegrias e suas tristezas.
    beijo grande no seu coração.
    Margaret

    ResponderExcluir
  4. AI, MEU DEUS! MINHA "ÍDOLA" ESTEVE AQUI!
    MARGARET, EM 1º LUGAR MUITO OBRIGADA PELA VISITA E POR UM COMENTÁRIO TÃO LEGAL, QUE ME DEIXOU TÃÃÃOOO FELIZ!!
    O MEU FILHO JOÃO É MUITO AMIGO E CARINHOSO, MESMO! ELE É MUITO ELOGIADO PELOS PROFESSORES E BOTO ELE PRA LER TUDO O QUE ESCREVO E DAR OPINIÃO. rsrssr
    EU ACREDITO QUE AS PESSOAS SÃO MOSAICOS DAS EXPERIÊNCIAS QUE VIVERAM E DAS PESSOAS QUE FORAM E SÃO IMPORTANTES NAS VIDAS DELAS. E VOCÊ MESMO SEM ME CONHECER É UM PEDAÇO MUITO IMPORTANTE DO MEU MOSAICO!
    A MINHA DEPRESSÃO ME SUFOCA DESDE 2005! TE ENCONTREI ESSE ANO, E VOCÊ FOI UMA DAS POUCAS MÃOS QUE ME LEVANTARAM! NÃO É ENGRAÇADO!
    AGORA VOU TE DIZER UMA COISA: VOCÊ FOI MUITO ILUMINADA POR DEUS NA HORA EM QUE DECIDIU ARREGAÇAR AS MANGAS E COLOCAR SEU BLOG NO AR!
    IMAGINA QUANTAS PESSOAS ANÔNIMAS, COMO EU, VOCÊ JÁ AJUDOU ATRAVÉS DO SEU SITE!
    SÓ DEPOIS DE VER CADA POST DO SEU SITE, A CORAGEM DE TENTAR ALGO NOVO DO QUAL ME JULGAVA INCAPAZ, A VONTADE DE TENTAR, A CRIATIVIDADE, O ÂNIMO DE ME COLOCAR DE PÉ, DE "SER"! NASCERAM EM MIM NOVAMENTE!
    VOCÊ NÃO ENSINA ARTES AMADORAS! VOCÊ ENSINA AS PESSOAS, PRINCIPALMENTE AS DONAS DE CASA, QUE NÃO TEM UMA PROFISSÃO CONVENCIONAL, A VISLUMBRAREM UMA OPORTUNIDADE, UMA CAPACIDADE, A SE DESAFIAREM, A RECUPERAREM A ESPERANÇA,A FAZEREM PLANOS PARA O FUTURO NOVAMENTE,A VOLTAREM A SE ORGULHAR DE SI MESMAS!
    VOCÊ É ILUMINADA COM CERTEZA!
    SAIBA QUE VOCÊ TEM UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE! VEJA QUANTAS PESSOAS SE INSPIRAM EM VOCÊ!
    MAS, APESAR DISSO, NÃO MUDE ESSE SEU JEITINHO NUNCA! POIS ESSE SEU JEITINHO QUEBRA BARREIRAS COM PESSOAS NATURALMENTE AUTO DEFENSIVAS.
    SERÁ UMA HONRA TER VOCÊ COMO AMIGA!
    VOCÊ É MUITO ESPECIAL PRA MIM.
    MARGARET, VOCÊ É MARA!
    NÃO TÔ BABANDO SEU OVO, VIU!
    ESTOU É RECONHECENDO SUA IMPORTÂNCIA NA MINHA VIDA E A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO QUE VOCÊ FAZ COMO HOBBY E QUE COM CERTEZA SERVE COMO O 1° PASSO DE MUITA GENTE!
    VOCÊ É PRATICAMENTE UMA ONG! rsrsrs
    BEIJO GRANDE COM CARINHO, DA LORE.

    ResponderExcluir