quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CARTA DE UMA VELHA SENHORA

**************************
Mulher idosa Emendando Roupa Velha, Moret, óleo sobre tela por Camille Pissarro (1830-1903, Virgin Islands)
***************************
Para todos os Velhos do mundo! 
Em especial à minha Velhinha Querida, 
Vó Benita, que eu amo de paixão! 
Por Lorena Horta - Rio, 16/10/2011 - 03:00hs em ponto - Madrugada

CARTA DE UMA VELHA SENHORA

"Os tempos idos
Nunca esquecidos 
Trazem saudades ao recordar...
É com tristeza que eu relembro
Coisas remotas que não vêm mais..." 

__Esses versos do Cartola, traduzem muito bem, como estou me sentindo hoje!__

Ontem a minha palavra era lei no meu lar, junto à minha família!
Eu... a mãe!
Eu decidia, com amor, o que podia ou não. 
Quem, onde e quando podia algo. 
Afinal, era minha a responsabilidade pela organização do lar e a educação dos filhos!
Hoje, sou tratada praticamente como uma criança. 
Como se eu não tivesse juízo ou consciência das coisas.
Hoje, ninguém lembra mais de pedir a minha opinião.
Ontem eu comandava um lar, onde eu era a Rainha, a Soberana! Hoje nem lar eu tenho! 
Passo uns dias aqui, outros ali, nas casas de uns e outros parentes.
Não tenho mais o meu cantinho.
Onde eu possa dispor minhas fotografias, 
o altar dos meus santinhos, 
meus livros, minhas memórias... 
Não tomei essa decisão. Tomaram-na por mim!
Não me perguntaram o que eu achava.
O que eu sentia. 
O que eu queria!
Perdi meus irmãos, minha casinha, meus vizinhos, meus amigos. 
Perdi minha referência, a minha identidade!
Vivi... amei.
Vivi... sofri.
Vivi... lutei.
Vivi... superei.
Criei meus filhos, meus netos... os tesouros da minha vida! 
E agora?
Agora estou VELHA!
Velha para ficar sozinha em casa. Velha para ir sozinha à rua. Velha para decidir, para entender... 
Há os que dizem: - Velho não entende nada! É um alienado! 
Não há o que conversar com um velho! 
Velho é de outra época, outro tempo... o tempo do velho já passou!

Ah, jovens! Não esqueçam de que ficarão velhos também!
O tempo passa tão rápido! Num lapso de segundos! 
Num piscar de olhos, o futuro já chegou! 
E vocês são os velhos do futuro!
Depois de alguns anos, de uma certa idade, o corpo perece. 
Mas a mente, a alma, quem somos... continua ali!
O corpo muda, perde o vigor, o viço, a força. 
A saúde perde a resistência. 
Os cabelos prateiam, a pele muda, aparecem as marcas do tempo. 
Ainda recordo o dia em que me olhei no espelho e ele refletia uma velha: - Mas como é possível?!, pensei. 
O espanto é porque minha mente não envelheceu. 
Minha mente ainda é de uma moça de 30 anos! 
Não sou velha! Ainda sou a mesma mulher! 
Meu corpo, minha casca, é que envelheceu! 
Porque a alma não envelhece!
Lembro da juventude, como se eu estivesse vivendo os momentos agorinha mesmo!
Lembro das cores, dos sons e até dos cheiros! 
Lembro de tudo! 
De cada fato importante, ocorrido ao longo da vida! 
Sou capaz de vivê-los novamente!
Velho não é um alienado, um extraterrestre, um ser de outro mundo! 
Velho tem é experiência!
Converse comigo! E verás o quanto eu tenho a dizer! 
O quanto entendo das coisas!
E caso queira saber, velho tem opinião, sim!
Não me trate como "NADA"! 
Já fui "TUDO" em sua vida!
Mereço ser tratada com dignidade e respeito!
Te ensinei tudo o que você sabe! 
Desde amarrar os cordões dos sapatos, 
até superar as desilusões, as frustrações e as maiores dores da sua vida!
Ou você já esqueceu?
Fui o ventre que te acolheu. 
O seio que te amamentou e alimentou. 
O colo que te acalentou e acalmou! 
Fui a palavra certa.
A mão estendida. 
A conversa que moldou o seu caráter.
O seu alicerce para a vida!
Não me trate como um ser anencéfalo (sem cérebro)!
Sou VELHA, mas ESTOU VIVA!
Me dê amor, enquanto ainda estou aqui!

POR LORENA HORTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário